Preste atenção na sabedoria popular:

  • Respira e não pira;
  • Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade;
  • A literatura não permite caminhar, mas permite respirar;
  • A vida é um pêndulo entre suspirar e respirar fundo.

E por aí vai… Muitas vezes pensamos que as soluções vêm embaladas em complexidades, dificuldades e situações quase impossíveis de serem alcançadas e resolvidas. Mas nem sempre é assim…

O comportamento da mente é um capítulo muito especial, mas infelizmente ainda pouco lido pela maioria das pessoas. O nosso tão procurado equilíbrio emocional, ou o aumento de nossa inteligência emocional, passa por um exercício muito simples e ao mesmo tempo muito eficiente: a respiração consciente.

Quando tomamos consciência de nossa respiração, ganhamos um presente inesperado: a consciência de que estamos no presente. Repare que é quase impossível projetar fatos no futuro ou relembrar o passado quando estamos conscientes de estarmos enchendo e esvaziando nossos pulmões de forma cadenciada e pausada.

Assim, sugiro que você dedique alguns minutos do seu dia para praticar a respiração consciente. Não se assuste se descobrir que a maioria dos seus medos, receios e ansiedades se reduzirão ou mesmo desaparecerão, pois eles residem normalmente em pontos superestimados do passado ou projeções exageradas de futuro…