Resumo do resumo: o desafio é ser capaz de entender o que é meteórico e o que veio para ficar, senão para sempre, mas pelo menos por um longo tempo.

O exercício de agir com inteligência emocional potencializando as informações que o ambiente nos proporciona não é mágica, ele demanda tempo e dinheiro e, à medida em que o tempo passa, em todos os segmentos vão surgindo soluções e inovações. Todo o tempo. Ocorre que algumas são modas meteóricas, ou seja, surgem durante um período e depois, repentinamente, desaparecem. Por outro lado, algumas coisas surgem e automaticamente se tornam “parte da paisagem”, ao ponto de as pessoas se perguntarem “como eu um dia vivi sem isso?” Estamos diante de uma megatendência.

Para investir seu tempo e seus recursos nos próximos projetos, reserve alguns minutos para identificar, ou tentar, ou tentar identificar, o perfil do seu projeto ou iniciativa, com alguns passos simples e algumas perguntas poderosas:

É realmente um diferencial? Qual a razão?

O que pode dar errado neste investimento ou ação?

Quanto realmente me custará?

Qual o retorno real necessário?

Meu público realmente precisa disto?

Qual a possibilidade de meus concorrentes copiarem ou aprimorarem esta ideia?

Obviamente estas perguntas não esgotam a análise do cenário, mas são o ponto de partida para facilitar sua visão com relação ao alcance de possíveis resultados. E o mais importante: lhe preparam e lhe amadurecem emocionalmente, para que você possa tomar suas decisões e dar início às ações.