A desinformação gerada pelo excesso de informação é a principal causa das falhas estratégicas nos dias atuais.

A frase fez sentido para você?

Vamos por partes: os processos de seleção, busca e indexação de informações nunca foram tão rápidos e eficientes, o que gerou grande satisfação e contentamento, pois a partir daí passamos a viver a “era da informação”, o que, em linhas gerais, é excelente.

Mas o principal efeito colateral ainda precisa ser bastante estudado: a “angústia da informação”. Como potencialmente podemos reunir dezenas de milhares de páginas de conteúdo, imediatamente nossa mente dispara um alarme de ansiedade, que embora tenha a função de solucionar o problema, acaba aumentando a confusão e diminuindo nossa capacidade de informação.

Um dos conceitos da Mega Estratégia é o de fazer coisas iguais, porém, de maneira diferente, sem abrir mão do componente “simplicidade”. Assim, em nossos treinamentos e workshops, adotamos a busca pela “informação realmente necessária”, e não a simples acumulação de páginas e páginas de conteúdo, evitando assim redundâncias e retrabalho. O resultado final quando aplicamos filtros de relevância, títulos, aliados ao tema raiz, ou validação por instituições reconhecidas, por exemplo, é uma pesquisa potencialmente mais rápida. Ainda aliamos a isso discussões de briefing ou fechamento totalmente desprovidas de formalidades, ou seja, indo “direto ao ponto”.

Sucesso e Prosperidade.