No momento em que lê essa matéria, você se prepara para o final deste ano ou o início do próximo? Ou seja, para reagir às festas, presentes, utilizar o 13º para quitar dívidas, ou renovar as promessas, sonhos e metas, preocupando-se com impostos, material escolar e demais desafios do início de ano? Ainda temos a turma do “tanto faz” e uma pequena parcela que está vivendo o presente e preparando o futuro.
Os modelos mentais definem a forma como vemos o presente, o passado e o futuro, e como trazemos isso para as ações práticas da nossa vida. Esse é um dos aspectos da Neurofinanças, com a qual podemos identificar se a pessoa é ativa, reativa, nula ou presente. Já foi dito que o padrão ideal é de pessoas que estão com o pensamento na casa de 80% no presente e 20% no futuro, mas em qual pensamento você está?
Pessoas consideradas ativas são aquelas que estão mais ligadas ao futuro, normalmente aceleradas e por vezes com traços depressivas. Seu desdobramento financeiro pode ser algum extremo como avareza ou gastador. Em função da “pró-atividade”, tomam decisões levianas com hiperfoco em solucionar algo e acabam por deixar detalhes do presente passarem. No português coloquial, colocam o carro na frente dos bois.
Já os reativos ficam “correndo atrás do próprio rabo”. São aqueles que na maior parte do tempo estão solucionando problemas, extremamente ocupados, influenciáveis pelo ambiente e marketing; por vezes sofrem pelas tendências ou efeito manada – todos têm, eu também preciso ter. Sabe aquele tipo de promoção “compre três peças que a quarta é gratuita”? Essa pessoa só precisava de duas, mas compra porque seu ato é um tipo de reação. O dobro do gasto com a metade da eficiência.
As neurofinanças também nos mostram, com o apoio dos arquétipos, que existem pessoas que são NULAS, ou seja, se chove ou faz sol, tanto faz. São pouco suscetíveis às promoções, influências de moda e também pouco se importam com a quantidade de dinheiro que ganham, simplesmente adequam seu padrão de vida e o futuro a Deus pertence. No fundo alguns até sofrem por precisar do dinheiro para realizar sonhos pontuais, mas geralmente isso passa.
Presente é estar presente! Uma mente que processa tudo em tempo real, compilando os impactos das decisões e orientando-se pelo seu padrão, para que possa construir um futuro seguro, rumo à independência financeira. Apesar de parecer distante da realidade do brasileiro, quase todo departamento tem o seu exemplar! Note que isso efetivamente acontece, pois dentro da mesma faixa salarial teremos os quatro tipos de modelos mentais, o que está presente tem mais clareza das próximas conquistas, pouco reclama de situações passadas e muito tem a dizer do futuro que está trilhando.
O seu modelo mental pode ser alterado a qualquer momento, basta que tenha clareza do que realmente precisa ser mudado se mantenha-se firme por um período, trabalhando como quem vai à academia para ganhar massa muscular: mais importante que o peso, é se desafiar a cada dia para atingir o resultado.